Compartilhe!

Guia de Carreiras Yes! é notícia em site internacional

A aplicação do Guia de Carreiras Yes, que faz parte do ministério Crown de Finanças da Universidade da Família (UDF) foi destaque no site internacional Global Change Makers. O site destacou o projeto executado na Fundação CASA.

A matéria diz o seguinte:

O Yes! é um projeto que ajuda jovens a descobrirem sua vocação profissional em potencial através do conhecimento de sua personalidade (líder, aventureiro, encorajador, criativo, expressivo ou organizador), identificando seus interesses naturais e habilidades, e ensinando como priorizar tudo isso.

A ideia foi aplicar o curso na Fundação CASA, uma instituição brasileira do estado de São Paulo, que trabalha com a reeducação de adolescentes que enfrentaram problemas com a lei. A instituição de Mauá, localizada a 30 km de São Paulo foi a primeira a utilizar a ferramenta.

A coordenação da instituição escolheu 15 adolescentes para participar, entre as idades de 16 a 18 anos. A maior parte não concluiu o ensino fundamental.

Para a maioria desses garotos há oportunidades muito limitadas de se desenvolverem num ambiente social onde eles poderão crescer. Contudo, alguns deles vieram de famílias estruturadas com pais de boa formação ou famílias proprietárias de pequenos negócios. O que é mais comum é o tráfico de drogas, onde eles se envolvem, não para conseguir coisas básicas como comida ou roupas, mas mais pelo poder do dinheiro, prestígio e status social em suas sociedades.

Monitores explicando o conteúdo das lições para os participantes.

 

No início do curso alguns dos meninos ficaram desconfiados e como resultado alguns deles olhavam para nós com cuidado. Entretanto alguns se abriram instantâneamente e participaram das lições de forma positiva.

Por exemplo, um dos meninos que queria ser enfermeiro identificou que essa profissão não pode ter medo de sangue, que deve gostar de cuidar de pessoas e tomar decisões rapidamente. Outro garoto percebeu que se deseja gerenciar, é necessário ser organizado, gostar de trabalhar em equipe e ter a habilidade de fazer bons contatos profissionais e entender de finanças. Essa lição foi essencial para ajudá-los em suas habilidades e para guiá-los na direção certa, sem perder tempo com profissões em que não se encaixariam naturalmente.

Participantes do Yes! na Fundação CASA em Mauá, SP.

O curso teve duração de 6 semanas (um encontro semanal) e exigiu horas de preparação de material e lições. Se compensou? Com certeza! Faremos de novo? Assim que possível.

A maneira como os olhos deles brilharam, desde as primeiras descobertas até o último dia é o que motiva nossos corações a investir nesse programa. É um privilégio para nós, e agradecemos a quem acreditou, cooperou, orou, suportou, abriu portas e se voluntariou. Nosso agradecimento especial ao Matheys Ortega e Andre Marcal, que iniciaram e desenvolveram esse projeto e a Deus, que supriu tudo com Seu amor.

Vera L. de A. Barreto Kneip Pereira e Marcelo Kneip Pereira.


Para ver o post completo, acesse este link: http://www.global-changemakers.net/education/caps-friday-2332012

CONHEÇA NOSSOS CURSOS