Compartilhe!

CREAS realiza semana de combate ao abuso sexual infantil

Imagem ilustrativa

 

 

Evento traz capacitação para futuros profissionais de áreas que lidam diretamente com crianças; no dia 18, Centro realiza Marcha contra violência

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina/PR realiza entre os dias 16 e 20 de maio, a X Semana Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. No dia 16 de maio, a abertura oficial será realizada na praça da Prefeitura de Londrina, quando serão plantados girassóis, símbolo da proteção às crianças vitimas de violência.

A semana foi organizada pela Secretaria de Assistência através do CREAS lll que é um programa que tem como objetivo realizar atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas de violência, e atende atualmente 1.169 famílias por mês.

Segundo a secretária de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, o serviço também atende aos familiares das crianças vítimas de violência sexual. “Atendemos crianças e adolescentes provenientes da área urbana e rural de zero a 18 anos”, informou.

Durante a semana, o CREAS III vai realizar a sensibilização e a capacitação dos graduandos das faculdades Pitágoras e das universidades Unifil, Unopar e UEL dos cursos de Pedagogia, Psicologia, Enfermagem, Direito e Serviço Social. “Através de palestras promovidas pela equipe técnica do serviço, vamos ressaltar a importância da temática e capacitar os futuros profissionais que, ao longo de suas carreiras poderão se deparar com situações de violência e abuso sexual de crianças e adolescentes, enfatizou Jacqueline.
Programação

Além da capacitação para os futuros profissionais, no dia 18 de maio estão programados três eventos como parte da Semana. Na Concha Acústica às 15 h, será realizado um Ato Público, em parceria com a Secretaria da Mulher e a Comissão Municipal Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, que destacará o Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Comercial Infanto-Juvenil com a distribuição de sementes de girassol para todos os participantes.

Ainda na quarta-feira, as autoras e psicólogas Alessandra Rocha Santos Silva, Cristina Fukumori Watarai e Sheila Maria Prado Soma estarão no Shopping Catuaí fazendo o lançamento do livro “O segredo da Tartanina” – Um livro a serviço da proteção e prevenção contra o abuso sexual infanto-juvenil na filial da rede Livrarias Curitiba, às 16h.

Às 18h30 será realizada a “Marcha contra a violência sexual infanto-juvenil”, em parceria com a Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS). A marcha terá como ponto de concentração para a saída a Praça do Monumento a Bíblia. Após a concentração, os participantes seguem caminhando até a Câmara Municipal de Londrina, onde será realizado um ato solene.

(NC/PML)

Fonte: http://www.jornaluniao.com.br/noticias.php?noticia=MTI4NzE=


 

Conheça essas e outras atividades acessando o hotsite especial do projeto Tartanina:

https://www.udf.org.br/tartanina/participe

 


CONHEÇA NOSSOS CURSOS