Compartilhe!

Guia de Carreiras Yes! Projeto Capelania Escolar

Alunos e convidados na formatura do Guia de Carreiras - Yes!

 

PROJETO CAPELANIA ESCOLAR / YES! (2010 E 2011)
Por Marcos Henrique de Araujo*

No ano de 2010 fomos procurados pela diretora da Escola Cultura e Liberdade para ajudá-la quanto a um problema que a escola enfrentava. Havia duas aulas vagas para as turmas de oitavas séries do turno matutino. Fizemos um projeto e o encaminhamos à prefeitura para obtermos os recursos necessários para a implantação do Curso Yes – Guia de Carreiras para as turmas em questão. Depois de obter os recursos necessários montamos uma equipe de trabalho e aplicamos o curso. Sessenta alunos concluíram o curso com bom aproveitamento.

No ano seguinte ousamos solicitar um espaço na grade curricular dos terceiros anos do Ensino Médio. Fomos atendidos e obtivemos um resultado ainda mais significativo. Percebemos que uma porta havia sido aberta e nós aproveitamos bem a oportunidade de testemunharmos do amor de Deus a esses adolescentes e ajudá-los a pensar além dos limites impostos a eles pela falta de perspectiva.

A formatura foi muito especial. Contamos com a presença do prefeito da cidade e de autoridades locais que valorizaram muito o nosso esforço. Uma parceria havia surgido e os resultados eram visíveis.

Uma das aulas do curso na escola Chieko Nishimura.

Empolgados com os bons resultados da parceria com a Escola Estadual Cultura e Liberdade, fizemos contatos com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que supervisiona o projeto Ação Jovem. As assistentes sociais nos deram a oportunidade de aplicar o Curso Yes – Guia de Carreiras a 40 adolescentes. Foram três meses de descobertas e muita alegria. Os voluntários não esconderam a alegria em compartilhar.

Com a presença de Jorge Nishimura, Presidente da UDF e do prefeito da cidade nós fizemos a formatura desse pessoal todo. A alegria dos formandos foi tamanha que contagiou seus pais e amigos que compareceram à festa.

Jorge Nishimura à direita e o prefeito Oscar Yasuda.

A equipe voluntária ficou tão motivada que já estão perguntando sobre as novas turmas para 2012. Se Deus quiser as parcerias vão continuar. Outra escola estadual da cidade se interessou em adotar o Curso Yes – Guia de Carreiras.

O Curso Yes – Guia de Carreiras é uma excelente ferramenta de evangelização que pode ser adotada tanto em escola particulares como públicas.

Agradeço a Deus, à Igreja Holiness de Pompeia, à UDF, à Prefeitura de Pompeia, à Escola Estadual Cultura de Liberdade e ao CRAS. Meus sinceros agradecimentos à equipe voluntária e ao Edson que nos apoiou em todo o processo.

Se você é líder do Yes ou tem desejo de implantar esse trabalho em escolas ou outras instituições, entre em contato com Edson Sakyiama pelo telefone (14) 3405.8500 ou pelo e-mail edson.sakyiama@udf.org.br.

 

*O autor é pastor da Igreja Evangélica Holiness de Pompeia e está a frente de diversos trabalhos sociais.

Veja a matéria completa no site da Prefeitura Municipal de Pompeia, SP.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS