Compartilhe!

Projeto Tartanina chega ao CMDCA e SAS de Presidente Prudente, SP.

Foto: Pref. Municipal de Pres. Prudente

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) realizaram no mês de agosto, na Casa dos Conselhos, a entrega de 400 kits com livros pedagógicos que serão utilizados como ferramenta no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A cerimônia contou com a presença da secretaria municipal da SAS, Regina Penati, do secretário de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade e da representante da Secretaria de Educação, a coordenadora de gestão pedagógica, Vanda Gianotti.A entrega foi realizada pela a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Andréia Almeida em conjunto com a presidente do CMDCA, Irani Moreira Rezende.

Os kits distribuídos pela SAS e CMDCA são compostos por dois exemplares do livro ‘O Segredo da Tartanina’, sendo um manual professor e outro livro para crianças de contação de história lúdica que aborda a prevenção e diagnóstico da violência sexual contra crianças. Na oportunidade, a Secretaria de Educação recebeu 240 kits que devem contemplar mais de 2.500 estudantes do 5° ano do ensino fundamental. Para alcançar o objetivo da prevenção os profissionais da Rede Municipal de Educação já foram capacitados para trabalhar com a nova ferramenta. Os materiais contemplaram também a Secretaria de Assistência Social com 110 exemplares que serão distribuídos nos projetos sociais que atendem crianças e adolescentes. Por fim, a Secretaria de Saúde recebeu 50 kits para que o tema seja trabalhado com as famílias cadastradas nas unidades de saúde e sirva de suporte para os profissionais de saúde.

De acordo com a coordenadora Andréia Almeida, a entrega do material representa a continuidade do trabalho realizado em alusão ao dia 18 de maio, Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Durante o fórum de discussão do tema que ocorreu em maio, as equipes elegeram o material como o recurso pedagógico para diminuir os índices de violência contra a criança. A escolha foi realizada pela equipe da SAS em parceria com o CMDCA que ficou responsável pela aquisição do material. Conforme a presidente do conselho, os livros foram adquiridos com o recurso do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Segundo ela, a proposta vem ao encontro da missão do conselho que é de pensar nas políticas públicas de atendimento e fortalecer os atores do sistema de garantia e proteção das crianças e adolescentes.

O material que é amplamente divulgado e utilizado em outras cidades do Estado de São Paulo, dentre elas Pompéia-SP, foi indicado pela psicóloga do Fórum, Esther Akemi Kavano Katayama, que atua na Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O livro foi elaborado pelas psicólogas clinicas, sendo fruto de anos de experiência profissional no atendimento as vitimas de abuso sexual. As autoras são: Alessandra Rocha Santos Silva; Sheila Maria Prado e Cristina Fukumori. A editora é Universidade da Família. ‘O Segredo da Tartanina’ é um livro a serviço da Proteção e Prevenção contra o abuso sexual infanto-juvenil.

A obra traz uma abordagem lúdica e interativa para que adultos e crianças possam acompanhar a história da Tartanina uma pequena tartaruga vitima de agressão. A analogia tem como objetivo fomentar o diálogo e elucidar o tema de maneira criativa. A intenção é que a ferramenta possa auxiliar, diagnosticar as suspeitas de casos de violência e principalmente trabalhar a prevenção contra violências contra crianças para que elas possam identificar e se defender das situações de risco.

[Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Presidente Prudente]
CONHEÇA NOSSOS CURSOS