Compartilhe!

Projeto “Porque nós acreditamos no Casamento”

Parceria entre Universidade da Família (UDF) e governo prevê participação de casais em workshops sobre casamento e família

11731729_886058811479107_4568122054577717790_o
Casais participantes do workshop “Porque nós acreditamos no Casamento”.

O projeto surgiu do desejo que a UDF tem em participar de todos os setores da sociedade, apesar de já ter participação em todos os estados brasileiros e de crescer a cada ano através da participação das igrejas. A mobilização local veio quando a realidade mostrou um índice de 80% de divórcio na cidade de Pompeia (SP), onde está sediado o escritório da Universidade da Família.

Para André Nunes, um dos envolvidos na realização do Projeto, 80% é um índice muito alto para uma cidade que possui uma organização que trabalha pela família. “Dentre as muitas abordagens, nós pensamos em começar com os noivos, com os casais que vão se casar. E a melhor forma de filtrar todo mundo que vai se casar seria nos cartórios”, complementa.

Após contato com o juiz e corregedor dos cartórios, a ideia foi aprovada. Na prática, todos os que vão até o cartório para buscar sua certidão de casamento recebem informações sobre o workshop que é realizado por uma equipe da UDF, e são convidados a participar. O cartório tem um papel muito importante pois atua como parceiro direto nessa iniciativa.

O objetivo é que todos participem do workshop para preparar os casais para o casamento, a vida em família e por consequência diminuir as taxas de divórcio.

No workshop é apresentada uma ferramenta que ajuda cada pessoa a se conhecer e a conhecer melhor os pontos fortes e pontos fracos de seu futuro cônjuge. “Cada pessoa tem quatro quadrantes, e cada um desses quadrantes irá destacar as principais características da personalidade os defeitos também. Então apresentamos ao casal, dizendo ‘olha vocês são muito bons nessa área e nessa outra vocês precisam tomar cuidado”, explica. O resultado é um documento com quatro páginas sobre o casal, sobre as vantagens e as desvantagens da personalidade de cada um, e as convergências as divergências que podem ter em relação a um e outro. Outro tema abordado nos workshops são os papeis de cada um e as funções dentro do casamento.

Além dos workshops deste projeto, a UDF possui o curso “Romance à Maneira de Deus” que auxilia os pais na caminhada de preparação de seus filhos para o casamento e o curso “Aliança” para casais.

Saiba mais na página do Facebook https://www.facebook.com/porquenósacreditamosnafamília.

Veja abaixo a matéria completa:

CONHEÇA NOSSOS CURSOS