Compartilhe!

Especial: Dia dos Pais

 


Foto: Karina Castilho - Gary e Anne Marie na UDF





Da Redação UDF

Por Gary Ezzo

Presidente fundador do Ministério Educação de Filhos (GFI – Growing Family International)

É fato: a personalidade da criança é formada pelas influências recebidas durante sua infância. Há uma relação com a paternidade: Pai e Mãe são o único mundo que a criança conhece e, assim, a influência que exercem sobre ela é imbatível! Mas com o que o mundo da criança tem se parecido?

O pai e a mãe têm uma responsabilidade em comum, que é educar a criança no ambiente do lar. O pai eficaz está sempre à frente, assim como um marido eficaz e, dessa forma, há muitas coisas maravilhosas que ele pode e deveria fazer para demonstrar seu espírito de líder servidor em sua casa. Ser líder servidor representa sacrifício, mas também afeto, honra e a reafirmação das eternas palavras que estão acima que qualquer outra, aquelas primeiras palavras que dão suporte a um compromisso para o futuro: “EU TE AMO”. Como isso pode se tornar real em sua casa? Temos aqui algumas sugestões para os pais que desejam passar a mensagem correta para sua esposa e seus filhos.

Fale palavras de apreciação

Afirmação é um presente valioso que a mãe/esposa nunca se cansa de receber. Essas palavras expressam a apreciação que o pai tem pelas pequenas e especiais coisas que fazem do lar um santuário de amor; encontrar a principal refeição sobre a mesa de jantar ou a alegria das crianças geralmente são um reflexo do que a mãe fez durante o dia. O pai pode começar com apenas um “obrigado” e construir a partir daí. Palavras sinceras e encorajamento diário são um presente que toda mulher aprecia e não esquece tão facilmente.

Demonstrar honra

Se nós traçarmos o fracasso da paternidade, é possível que inicie no ponto em que o marido falhou ao honrar sua esposa e não somente a mãe de seus filhos. Não há substituto para o marido que frequentemente faz coisas para demonstrar seu amor e comprometimento por sua esposa.

Essa demonstração de amor pode ser feita por atos de serviço (fazer algo que você sabe que sua esposa gostará), dando atenção exclusiva ou abençoando-a com palavras de encorajamento.

Igualmente importante é garantir que vocês terão um encontro, à noite, uma vez por semana. Pode ser uma ou duas horas para jantar ou visitar um lugar diferente para tomar um café. Esses momentos têm valor porque ela passará do papel de mãe para seu primeiro papel como esposa. O melhor presente que qualquer pai pode dar para seus filhos é uma demonstração visível de que a Mãe é a mulher mais importante do mundo.

Sabendo o motivo

Lembre-se, paternidade é um time. A mãe não pode fazer tudo sozinha e ela realmente também não quer isso. Essa é uma boa razão para os casais separarem alguns minutos de cada dia para conversar sobre desafios ou mudanças relativas à pequena pessoa da casa. Esse é um bom assunto para o tempo de conversa dos técnicos do time.

A mulher aprecia o marido que está disposto a participar e tomar conhecimento das tarefas da paternidade. Pode ser útil para o pai saber qual a rotina de seu filho.

Tente estar com seu filho por um dia, começando pelo café da manhã, tirar um cochilo e jantar com ele. Essa experiência não somente dará à sua esposa um “tempo” de presente, mas, mais importante, dará a você o presente de entender o que é ser mãe por um dia. Se o homem se importa com as pequenas coisas, ainda mais com as maiores.

No entanto, cultivar um pai que dê suporte começa com uma mãe que o mantém informado. Podemos dizer a você, por experiência própria, que quando um homem pensa que tudo está indo bem em casa, ele tem a tendência para permanecer desinformado sobre qualquer desafio. Mãe, você precisa manter o Papai informado se você quiser que ele a ajude.

O Papai irá escutar melhor o que você tenta dizer para ele se você fizer isso calmamente e não no “calor” da briga ou enquanto ele está saindo. Manter o papai informado é um dos princípios da parceria que há entre vocês para conseguir um comportamento positivo de seu filho e minimizar aquilo que pode conduzi-lo para o mau comportamento.

Buscar entender

O verdadeiro amor não faz julgamentos, mas, em primeiro lugar, busca entender. Nem todos os dias serão o dia perfeito que o papai planejou quando passou por aquela porta. Talvez ele tenha caminhado para uma situação de caos sem saber disso naquela manhã. Ele vê seu bebê, que começou a andar, puxando papeis que estão em sua mesa do escritório ou talvez o jantar tenha atrasado naquela noite. O pai sensato, primeiramente, tentará entender como foi o dia da mãe antes de começar a julgar pelo que está vendo.

Mais do que qualquer outra coisa, tenha certeza de que as primeiras palavras que você falará quando chegar à sua casa serão palavras de motivação, não de condenação. Devem ser palavras que falem sobre vida e crescimento, não palavras que a façam chorar ou firam.

O que um marido razoável deve fazer com relação à sua esposa?

Ele deve permanecer atrás dela, dando-lhe suporte

Ele deve estar próximo da sua esposa como um amigo

Ele deve estar à frente dela como seu protetor

O marido deve viver em entendimento com sua esposa, demonstrando a honra que merece aquela que é sua co-herdeira na graça da vida. (I Pe 3.7)


*Colaboração de Helena Barradas         – Pós-Graduanda em Tradução Espanhol/Português, Licenciada em Letras – Português/Espanhol e Licencianda em Letras – Inglês.


CONHEÇA NOSSOS CURSOS