Compartilhe!

As “melhores” desculpas para não liderar – Parte V

Imagem ilustrativa.

Nesta semana vamos comentar a respeito da 5ª “melhor” desculpa que as pessoas usam para NÃO liderar.

É engraçado como frases bem construídas aparentam coerência e significados corretos. Mas nem sempre isso tem fundamento. A 5ª desculpa é um exemplo disso: “Liderança significa PODER e o PODER corrompe.”

Certamente a humanidade tem pervertido a liderança. A história está cheia de líderes que tentaram dominar os outros pela força, como Nero, Stalin, Hitler e tantos outros, inclusive em nosso país. Creio que todos nós temos acompanhado pelos noticiários o julgamento de um dos maiores casos de corrupção em nossa sociedade brasileira, justamente de pessoas que, supostamente, deveriam trabalhar em prol da nação brasileira (uma vez que foram eleitos pelo povo).

Tudo isso é muito triste e nos deixa, no mínimo, indignados. Mas não podemos deixar que as falsificações de boa liderança nos convençam de que a liderança deva ser evitada. Na verdade, se há falsificação, isso demonstra que há algo genuíno e valioso. Creio que nosso Criador deseja que a verdadeira liderança seja a respeito de servir os outros nas áreas em que temos talentos. Quando fazemos isso, estamos influenciando naturalmente. Nem precisamos tentar liderar os outros.

Poder é um subproduto do serviço.; não deve ser buscado ou perseguido. É por isso que eu defino liderança dessa forma: Liderança é usar a minha influência para uma causa que vale a pena.

Veja os outros artigos:

Parte IV
Parte III
Parte II
Parte I

Para obter informações a respeito do curso HABITUDES – Imagens que formam os hábitos e as atitudes do líder, basta solicitar pelo e-mail habitudes@udf.org.br ou pelo telefone (14) 3405-8500.

Deus os abençoe,
Edson Sakiyama.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS