Compartilhe!

As “melhores” desculpas para não liderar – Parte II

Imagem ilustrativa.

 

AS “MELHORES” DESCULPAS PARA NÃO LIDERAR – PARTE II

Na semana passada comentamos um pouco acerca da primeira desculpa utilizada por pessoas para NÃO liderar: “Eu não posso liderar, pois não tenho uma posição de autoridade”. Clique aqui para ler o outro artigo.

Esta semana veremos a segunda justificava observada pelo Dr. Tim Elmore (fundador do Ministério Growing Leaders e do curso HABITUDES – Imagens que formam os hábitos e as atitudes do líder):

“Eu simplesmente não tenho uma natureza de liderança.”

Muitos acreditam que as pessoas são ou líderes naturais (natos) ou simplesmente não são líderes – e nunca serão, se não tiverem nascido com tal natureza.

No entanto, tenho observado algo muito diferente durante a minha vida. Eu acredito que há dois tipos de líderes: “Líder” e “líder”. Esses dois tipos de líderes podem ser definidos como líderes habituais e líderes situacionais. O “líder habitual” é o natural, que tende a ser bom em liderar qualquer tipo de grupo onde estiver inserido. Ele se sente à vontade para assumir o comando e a execução para atingir um determinado ponto em qualquer projeto.

Já o “líder situacional” é aquela pessoa que compõe a maioria da população. Ele nem sequer sente-se como líder – até encontrar a situação certa que se encaixe às suas paixões e aos seus pontos fortes. Uma vez que está na área dos seus pontos fortes, tal líder se torna a pessoa certa para comandar nessa situação particular.

É por isso que um dos objetivos centrais do mentor deve ser o de ajudar o líder emergente a encontrar sua “situação”. Essa situação provavelmente contribuirá para que a pessoa cumpra os seus propósitos e alavanque suas influências da melhor maneira.

Lembremo-nos que LIDERANÇA É USAR A MINHA INFLUÊNCIA EM BENEFÍCIO DE UMA CAUSA DIGNA. Isso independe de posição hierárquica ou autoridade.

Na próxima semana veremos a terceira “desculpa” mais usada para NÃO liderar.

Se quiser informações a respeito do curso HABITUDES – Imagens que formam os hábitos e as atitudes do líder , entre em contato através do telefone (14) 3405-8500 ou pelo e-mail habitudes@udf.org.br.

Deus os abençoe!
Edson Sakiyama
Growing Leaders Brasil

 

CONHEÇA NOSSOS CURSOS