Compartilhe!

Formatura do Curso Crown em Curitiba, Pr.

 Crown Intl PMS117 Logo Master-2

Testemunhos de Formatura
Curso de Finanças Crown
Curitiba, Pr
Líderes: Horst e Myrta Kroeger

TESTEMUNHOS

ALEXANDRE H. DE QUADROS:

Em Uma Vida com Propósitos, Rick Warren ensina: “Você jamais cultivará um relacionamento íntimo com Deus apenas indo à igreja uma vez por semana ou mesmo observando um período de busca diária. A amizade com Deus é construída quando compartilhamos com ele todas as nossas experiências”.

O Curso me revelou a importância de dividirmos com Deus nossa vida financeira e a relevância que a Bíblia dá à forma como lidamos, aplicamos, gastamos e mesmo pensamos em dinheiro. Graças à ação do Espírito Santo durante o Curso, à dedicação de nossos líderes e a participação dos demais membros do grupo, acredito que passamos a construir mais um pouco da nossa amizade com Deus, compartilhando com Ele nossas experiências com finanças.

O tema da fidelidade exigida “fazer a nossa parte” (Semana 3) foi especialmente instigador. Exercer a fidelidade desde as pequenas ações e não negligenciar a administração do que nos foi confiado. A passagem bíblica dessa lição é I Corintios 4:2 – “O que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”.

RENATA ZANDOMENI:

Optamos pelo Crown no início do ano com o intuito de “pegar mais leve” este ano, uma vez que dirigimos grupo familiar 3 anos seguidos e precisávamos de um “descanso”. Porém, logo descobrimos que o trabalho seria árduo (como de fato foi), mas escolhemos seguir em frente. E hoje podemos afirmar que valeu a pena. Embora, por graça de Deus, tenhamos uma vida financeira equilibrada, aprendemos muito com o curso. Muito me surpreendeu, já nas primeiras lições, a porção considerável que a Bíblia, Palavra de Deus, dedicava para a questão das finanças. Cada lição trouxe um aprendizado diferente e escolher apenas uma que mais tenha impactado a minha vida não é uma tarefa simples. Contudo, entre as que mais me tocaram, quero citar o estudo 9, que trabalhou o tema economizar de forma consistente. Isso porque, embora sempre tenhamos guardado uma parte da nossa renda, nunca nos preocupamos muito em estabelecer uma finalidade certa, uma meta para um fim determinado.

O que na prática faz a diferença pois nos estimula a prosseguir firme e batalhar mais para alcançar a meta, mas sem ir para o outro extremo, que é a mesquinharia e avareza. O versículo bíblico deste estudo (Pv 21:5) nos estimula e planejar e trabalhar com dedicação. Estamos em uma fase da vida de muito trabalho, trabalho e mais trabalho… o planejar estava ficando de lado… e a Palavra de Deus nos chamou a atenção para este aspecto, inclusive no sentido de envolver nossos filhos nesta parte também. Fui especialmente ministrada com este estudo.

DSC05820 - Cópia

ALTINO GRANELA JUNIOR:

A Lição que mais gostei foi a da semana 2 que trata da parte de DEUS: O Senhor é dono de tudo. E posso afirmar isso fundado em três motivos: O primeiro deles é que foi para mim o cartão de visitas do curso, sua porta de entrada, a primeira grande lição. Foi a partir dali que percebi a importância do Crown e a reviravolta que ele traria para minha vida, para o modo como trato os bens matérias que me foram confiados.

O segundo deles foi a profundidade do tema desenvolvido. Ali aprendi que há uma relação direta entre a forma como lidamos com os bens que nos foram entregues e nossa intimidade com Deus. Da mesa forma, tive reafirmado aquilo que já sabia: que o Senhor é Dono de todas as coisas e que tudo ocorre segundo sua vontade. Decorrência disto: Não devemos andar ansioso por coisa alguma buscando sempre em primeiro lugar o Reino de Deus. Foi neste momento também que pela primeira vez me deparei com a expressão “mordomo fiel” e seu significado, tema que esteve presente em praticamente todas as demais lições do curso. Comecei ali a entender o quanto é importante cuidarmos corretamente daquilo que o Senhor nos confiou para administrarmos. Outra coisa que me chamou a atenção naquele momento é o fato de que Deus distribui os bens matérias de acordo com a capacidade de cada um (Mateus 25:14-15). Uma coisa aparentemente óbvia, já que é justo que o mais capaz ganhe mais, mas novidade até então para mim.

Por fim, em terceiro, foi a primeira lição que fiz junto com minha esposa, e isso posso dizer com toda certeza que foi uma sensação maravilhosa. Poder compartilhar aquele tempo com ela, em comunhão, estudando, apreendendo e compartilhando a Palavra do Senhor. Foi um momento de muita alegria e entusiasmo e mesmo agora. Passados já meses, ainda me traz muita felicidade.

LILIAN GRANELA:

É com grande alegria que compartilho com vocês o que Deus fez na minha vida em particular e na nossa vida como casal. Ao aprendermos o que significa a Dívida à luz da Palavra e como devemos nos livrar delas na lição número 4, uma vez que elas representam escravidão e Deus nos criou para a liberdade, parei para pensar, no assunto mas confesso que não dei muita bola – continuamos a tocar nossa vidinha cotidiana, com o mesmo padrão de consumo, tendo sempre em mão a facilidade do cartão de crédito, cheque especial e até o crédito consignado (uma vez que o Junior é funcionário do Estado). Utilizamos todos eles, com frequência e sem controle.

Até que foi preciso Deus agir de forma mais incisiva e no mesmo mês perdemos o cheque especial e tivemos que negociar a dívida total do cartão de crédito para pagamento parcelado, ou seja, não tínhamos acesso ao cartão também. Em um primeiro momento fiquei a-pa-vo-ra-da, pois tinha certeza que não íamos conseguir terminar aquele mês sem estes créditos adicionais. Mas Deus controla tudo, antecipa-se e sabe das nossas necessidades. A matemática dele é diferente da nossa. Ele é fiel à sua palavra que diz que não teríamos necessidade que não seria suprida.

Hoje sabemos que se tivemos de passar por tal disciplina é porque Deus nos ama imensamente e quer nos aperfeiçoar e nos ver livres, com tempo e atenção para o que realmente importa: nossa conduta aqui, que será refletida na eternidade que teremos ao lado Dele. Ainda temos um longo caminho a travar, o curso nos orientou a seguirmos um planejamento para nos livrarmos das dívidas. Sei que se ele permitiu que nós fizéssemos este curso porque quer nos ver mais conscientes de como gastamos nossos rendimentos (ou melhor dizendo – de como é nossa mordomia com os recursos com os quais ele nos supriu). Quero crescer na minha intimidade com o Senhor; administrando de forma que o agrade; todas as coisas as quais Ele me confiou.

DIONÍZIO & MICHELLI BACH:

Durante os 8 anos em que estamos casados, passamos por várias dificuldades na área financeira. Sem muita orientação ou entendimento de como cuidar de nossas finanças ou planejar nossos gastos e até mesmo nosso futuro, fomos cometendo uma série de erros que nos levaram a uma situação delicada: muitas dívidas e nenhuma perspectiva quanto ao futuro. Sempre buscamos a orientação de Deus para cuidar de nossa família, mas nunca, concretamente, entendemos o que Deus esperava de nós em relação aos nossos bens.

Por meio do curso, Deus nos deu duas perspectivas claras: Que devemos viver contentes em toda e qualquer situação e que tudo o que temos, inclusive nosso dinheiro é de Deus e nós somos tão somente administradores destes recursos.

Certamente não estávamos fazendo um bom trabalho em administrá-lo. Mas, uma vez que entregamos esta área específica nas mãos de Deus, fomos sentindo e experimentando dia após dia seu cuidado e direcionamento. Nossas dívidas, nossas necessidades, nossos sonhos, tudo entrou na perspectiva de Deus e, aos poucos, o que estava encoberto foi sendo revelado.

Lembro de uma noite recente em que, depois de uma longa e densa conversa, oramos pedindo a Deus que nos desse uma direção clara quanto ao que fazer com nossa empresa, se deveríamos ou não continuar investindo nela, pois sequer estava pagando nossas contas. Uma resposta clara veio no dia seguinte de forma extraordinária e constrangedora: uma grande empresa com qual sequer sonhávamos nos procura e fecha um grande contrato, que não só ajudaria a pagar nossas dívidas como abriria caminho para um mundo de novas oportunidades. A resposta de Deus  foi trabalho duro e por sua graça e misericórdia, temos trabalhado sim, arduamente, mas com o coração cheio de alegria.

Aos poucos estamos pagando nossas dívidas, nossas contas, e novos trabalhos estão surgindo. Nosso relacionamento como casal mudou e podemos descansar, pois Deus, que é fiel, está no controle de tudo e é digno de toda nossa confiança. Sabemos que nossos problemas financeiros não serão resolvidos milagrosamente de uma hora para a outra, e entendemos que todo este processo, até alcançar uma maturidade financeira, faz parte do aprendizado e é extremamente necessário para lapidar nosso caráter e intensificar nosso relacionamento com Deus e um com o outro como casal.

Nos alegramos por ter encontrado no curso Crown as ferramentas que nos ajudarão a colocar a casa em ordem e, acima de tudo, por estarmos aprendendo o que a Bíblia nos diz sobre o assunto e o que Deus espera de nós. Que o Senhor nos ajude a sermos bons mordomos de tudo o que nos tem confiado, a fim de que possamos dar bom testemunho de seu nome e abençoar a vida de muitos.

CIBELE CAMPOS CARDOSO:

A minha relação com dinheiro tem sido de grande tormenta nas últimas três décadas. Apesar de ter nascido em um lar cristão, nunca me foram dadas orientações bíblicas sobre o uso do dinheiro. Somando-se a isso, menciono a ansiedade que vem me acompanhando desde muito cedo devido a diferentes cobranças de ser e viver. Devido a isto sofro com compulsão por gastar dinheiro de forma desordenada. Como sempre tinha minha mãe auxiliando no pagamento das minhas dívidas, então me sentia cada vez mais “encorajada” pela minha ansiedade em gastar.

Hoje estou sentindo o peso e a escravidão das dívidas. Porém, com o propósito que Deus tem reavivado em meu coração para servi-lo tomei a decisão de estar buscando direção de Deus. Tomei a decisão de busca-Lo mais e mais, através da Palavra, oração e me engajando novamente na Igreja.

Há cinco meses minha ansiedade tem sido tratada. A direção que Ele me proporcionou para que eu aprendesse a ser uma governanta fiel das finanças foi através de um grupo de irmãos da Igreja que se dispusera a fazer o Curso de Finanças Crown. Um curso com baseado em verdades cristãs. Eu sempre soube o que as Escrituras mencionam sobre a importância da fidelidade ao dizimar, mas me surpreendi ao saber quantos versículos são relacionados a finanças. Ou seja, finanças é algo que tem ser tratado de forma bem séria para sermos livres para a glória de Deus e não nos tornarmos escravos. Os versículos que decoramos no decorrer do curso falaram ao meu coração.

Hoje, com temor a Deus, tenho refletido no como gastar o dinheiro que recebo assim como acertar as minhas dívidas (algo que já está acontecendo). Para ser uma fiel testemunha da graça e misericórdia de Deus e somente para a glória de Deus consagro minha vida espiritual e  material a Ele!

DSC05862 - Cópia

LAURA CAROLINA MARTINS MIGUEL:

No começo desse ano surgiu o convite de entrar no grupo Crown. Tinha apenas a ideia de que era um grupo com princípios cristãos e falaria sobre finanças. Até perguntei para quem me convidou quais seriam os temas das aulas, se iria ter a base de uma aula de economia, como cálculo de juros simples, juros compostos… A pessoa deu uma risadinha discreta, disse que seriam estudos bíblicos e eu, mesmo sem entender como seriam esses estudos bíblicos sobre finanças, resolvi participar.

Nesse momento da minha vida eu estava completamente perdida financeiramente. Recentemente tinha perdido o meu pai, e era ele quem administrava essa parte da casa. Eu estava apenas sobrevivendo, recebia as contas, pagava no caixa eletrônico e via se tinha alguma sobra para jantar fora um dia ou poder comprar alguma coisa. Sabia que não podia roubar e nem me endividar. Tentava me esconder de Deus nesses momentos, sabia que ele tinha planos pra minha vida, mas eu estava achando que era um fardo muito grande pra mim. A responsabilidade de administrar um lar, ter a certeza de proporcionar uma vida confortável a minha mãe e não podia esquecer da minha carreira profissional, tudo isso estava me sufocando! Chorava a noite implorando a Deus pra ele trazer meu pai de volta! E Deus me mostrou que o pai que eu precisava era Ele mesmo! Tem pai melhor que Deus? Tenho certeza que não.

Deus me deu esse grupo, nesses 12 encontros me ensinou muito! Deus foi usando cada estudo pra moldar meu coração, mostrar para onde deveria ir e me dava segurança nos planos que eu tinha de investimento. E eu boba imaginava que esse estudo seria sobre economia aos olhos humanos, sendo que é finanças aos olhos de Deus! É, Deus fala sobre dinheiro, nos ensina a maneira certa de administrar. Vi a real necessidade de economizar – “O homem de bom senso economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa; o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe” (Pv 21:20). Ter a certeza que Deus aprova a busca de ajuda – “O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvido aos conselhos” (Pv 12:15). Ensinamentos como esses são vistos nos estudos!

Deus é bom demais! Fez um milagre em minha vida durante esse período. Eu possuía um terreno que estava a venda a alguns meses, todos os especialistas em mercado imobiliário diziam que o público para esse terreno estava restrito e seria muito difícil fazer um bom negócio. O grupo orou sobre isso, e milagrosamente apareceu um interessado nesse terreno. Conseguimos fechar um excelente negócio! Glórias a Deus!

Agora com esses estudos me sinto mais preparada para administrar minha casa. Estou disposta a organizar as finanças da maneira que agrada a Deus! Afinal, “que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8:36).

LENIRA CONDESSA:

Estou aqui quase 10 anos nesta Igreja, aprendi muitas coisas. Nem acredito que já se passou esse tempo e foi tão rápido. Falando sobre o tempo, vemos que ele é curto demais, então não podemos ficar nos prendendo em pequenas coisas, pois deixamos o principal ir embora; Como exemplo: aprender a ter sabedoria e viver com Deus. Não sabemos o tempo que temos aqui na Terra, então cada minuto de nossas vidas é muito importante. Escutei essa semana uma frase: “O plantio é nossa escolha, a colheita é obrigatória, então veja o que está plantando.” O que mais me impactou nesse estudo foi aprender que tudo é de Deus, nada é nosso, apenas nos deu sabedoria, capacidade, oportunidade para conseguirmos o que temos. Eu dizia sempre “Senhor cuide de minha casa”. Hoje digo “Senhor, cuide de nossa casa.”

Aprendi que devemos ser como esta contabilidade feita por Ele, sermos generosos, ajudar a quem precisa, a não gastar em vão e poupar para um futuro, pois não sabemos o dia de amanhã. Não nos adianta acumular bens aqui, pois daqui não levaremos nada. Ter de coração é uma benção que Deus nos dá e abrirá o caminho do Tesouro nos céus. O ditado “é dando que se recebe” agora entendi! Somos administradores do Senhor, precisamos aprender a lidar com que Ele nos dá, por isto temos que ter sabedoria. Ex: Anos atrás eu via o dinheiro como fosse o nº 1 da minha vida, eu contava tudo, o quanto tinha, a Igreja me ensinou muita coisa e aprendi que hoje me levanto, vou trabalhar, e peço a Deus trabalho, sabedoria em lidar com os clientes e nem abro a carteira para ver o quanto tenho. Graças dou e tenho recebido muito com isto. “O Senhor é a minha vida.”

LYGIA NERY:

Durante a minha vida toda, o assunto “dinheiro” foi constante, principalmente na busca dele. Como sou muito responsável com tudo e com todos a eterna preocupação, tornei-me apegada a ele, não por ganância, mas por medo da falta. Este problema era e continua sendo o meu dilema, pois quando recebo o meu salário, não gasto com facilidade, com medo que venha a faltar. Tanto é que quando tenho que comprar algo, se existe a possibilidade, parcelo, para que não tenha que dar tudo na hora, para sempre estar com dinheiro para qualquer necessidade. Com os ensinamentos do Crown, estou tentando ser mais controlada, evitando gastos desnecessários e quando tenho que comprar algo, procuro pagar à vista, evitando assim as dívidas. O exercício está sendo diário, sinto que Deus está no comando das minhas ações, antigamente agia impulsivamente, percebia depois que as consequências eram desastrosas e não tinham conserto. Agora com o aprendizado recebido, estou tentando aplicá-lo diariamente e sinto as mudanças claramente.

Os encontros foram gratificantes e o aprendizado excelente, resta-nos apenas a oportunidade de aplicá-los em nosso benefício. Agradeço primeiramente a Deus, de me dar esta nova oportunidade, de reconhecer os meus erros e a minha fragilidade e com fé e esperança tentarei seguir os seus caminhos.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS