Compartilhe!

Troque dez brigas de casal por apenas uma

Imagem ilustrativa.

TROQUE DEZ BRIGAS DE CASAL POR APENAS UMA
Por Karine Rizzardi*

Preste atenção a essa frase: “Começar uma discussão é como abrir a brecha de uma comporta de águas. Por isso, resolva a questão antes que surja uma contenda maior.” Este dizer Salomônico se aplica a qualquer tipo de discussão, desde pessoas do trabalho até brigas famílias, com filhos, amigos e outros, mas eu quis aplica-lo na vida conjugal, pois é onde as pessoas tem mais dificuldades.

Vamos tentar compreender o que ela quer nos dizer?

A mensagem central é um recado para aqueles casais que quando brigam ficam dias sem se falar ou quando um fica emburrado com o outro, mas também não resolvem o problema. Creio que não existe um casal neste mundo que não tenha vivido essa situação, mas saiba que se você evitar de resolver um problema hoje, em apenas alguns dias a proporção do problema irá se agravar e certamente vocês estarão brigando por coisas ainda maiores e que já não tem relação com o motivo pelo qual a discussão começou. Analise comigo a briga desse casal:

Briga 1: Ellen e Marcos brigaram por que ela discutiu com ele por um motivo qualquer. A forma que ele teve de expressar seu descontentamento foi ficando quieto e emburrado. Ocorre que ela estava tão ocupada com outras coisas que nem percebeu a situação conflituosa e só foi se dar por conta três dias depois, pois ele estava ainda mais calado. Ela perguntou o que ele tinha, mas ele disse que não era nada. Se a briga tivesse se resolvido por aí e ele tivesse dito o que o incomodou, tudo bem, mas não foi isso que aconteceu. De uma briga apenas, outras mais apareceram.

Briga 2: Como ele não disse nada, ela também ficou brava porque ele se emburrou.

Briga 3: Em resposta a reação dela, ele ficou ainda mais bravo porque diz que não consegue comentar o motivo de seu desagrado, pois ela nunca deixa ele falar e reclama que ela altera demais a sua voz, o que o faz querer parar de discutir.

Briga 4: Ela fica ainda mais descontente porque ele começa alfineta-la durante o dia e isso tira ela do sério. Com isso, ele começa a ser ácido nas palavras e ofensivo.

Briga 5: O que antes era apenas um pequeno motivo para se resolver, agora tudo é motivo para discussão: O jeito de falar, a entonação de voz, os cutucões mal criados e agora não se sabe nem mais aonde a coisa vai parar.

Resumo da história: Não deixe uma briga se estender por muito tempo. Seria muito mais fácil se a pessoa tentasse resolver a situação no dia, pois isso evitaria outras brigas desnecessárias e não machucaria tanto a relação.

Mas se você me perguntar: “Se eu tiver muito bravo(a), ainda assim eu tenho que discutir no dia?” A minha resposta parte da técnica do bom senso.

Primeiramente, espere apaziguar a sua ira se você está muito ofendido(a). Fique um tempo quieto(a) porque isso lhe garantirá mais racionalidade na hora de conversar, mas não deixe de voltar na questão principal antes que vocês briguem por coisas maiores. Você pode até estar certo, mas se deixar seu descontrole te guiar na hora da briga, isso poderá se voltar contra você. Troque dez brigas de casal por apenas uma que no final, ambos serão beneficiados.

*A autora é psicóloga especialista de casais e família. 
Contato: karinerizzardi@hotmail.com.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS