Compartilhe!

Quanto Custa Ser Um Homem? (Parte I)

Imagem ilustrativa.

Quanto Custa Ser Um Homem? (Parte I)
Por Paul Washer*

A perda da masculinidade nos nossos dias.

Nas escrituras e em muitas civilizações havia esta noção de que o macho ou era um menino ou era um homem. Não há muitos jovens que gostam de ser chamados de meninos. Então, havendo apenas duas opções, um jovem iria se esforçar para se tornar um homem, pois não quer ser um menino. Mas esta falsa idéia de “modelos evolucionários” trouxe uma terceira categoria: adolescentes. Então, quando um garoto atinge a idade de onze ou doze anos ele é chamado de adolescente. E é dito a ele que ele tem que se auto-descobrir, buscar autonomia, ser rebelde, etc.

Mas a Bíblia não ensina que exista um período assim. E esta fase é perfeita para o cara preguiçoso, que quer experimentar os privilégios de um homem, mas não quer assumir as responsabilidades de um homem, e continua agindo como um menino, até a idade de trinta anos.

A responsabilidade primordial de um homem santo é gerar homens santos.

A responsabilidade primordial de um pai é investir sua vida, a todo custo, para criar seus filhos, de maneira que eles cheguem à idade de 17 ou 18 anos e possam assumir o título de homem.

Alguns jovens me perguntam: “Quando eu devo começar a namorar?”. O namoro é algo recente, cultural, que nasceu nos últimos cem anos para cá. É algo recreativo. Você quer sair com uma garota… por que?

Porque você quer os privilégios de ter uma parceira ao seu lado, mas sem assumir as responsabilidade de ter uma parceira. Então, quando eu posso começar a me relacionar com alguém do sexo oposto?

Quando você se torna um homem, e o que quer dizer se tornar um homem?

De acordo com as escrituras, em primeiro lugar, é ser capaz de ser o líder espiritual de uma mulher e de uma casa. Antes disso, biblicamente, você não é considerado um homem. Não é apenas ter a capacidade de fazer isso, mas é assumir a responsabilidade, o peso nos seus ombros, de guiar espiritualmente sua família, ensinando e sendo exemplo.

Além disso, significa você estar pronto para proteger sua família. Não significa ser cheio de músculos, mas ter o caráter forte e necessário para enfrentar as adversidades que batem a porta. Não é obrigação da sua esposa fazer isso. É sua responsabilidade de se colocar na porta para que sua mulher nunca tenha que enfrentar os problemas, e seus filhos tenham um lugar seguro para crescerem e se desenvolverem.

Na próxima semana leia a continuação deste artigo.

*O autor é fundador e diretor do ministério Heart Cry Missionary Society.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS