Compartilhe!
japão depois da bomba

O que é generosidade?

Quando é que ficamos mais com o “coração mais mole”? Talvez no Natal.

Damos muitos presentes, procuramos nos lembrar daqueles que são menos favorecidos, promovemos ações sociais. Até aquele menino que pede uma moedinha no semáforo, sabe que esta é a melhor época para pedir.

Isso é generosidade?

Conheço um homem que seus familiares moravam em Hiroshima quando caiu a bomba no Japão. Ele me disse que muitos deles morreram e outros conhecidos ficaram feridos. Houve grande destruição e diante de tantas necessidades nesta tragédia ele se sentiu incapaz de ajudar.

japão depois da bomba

Ele pensou, “eu estou aqui em um país com tanta fartura, tanta beleza e eles não têm mais nada. Vou mandar um pouco do que tenho aqui para eles.”

Este homem pobre comprou aqui no Brasil algumas  sementes e enviou para alguns dos seus parentes no Japão. Junto com as sementes enviou uma carta que dizia alguma coisa do tipo: “para florescer, vocês devem preparar a terra, regar todos os dias, até que venham os frutos…”.

Muitos anos depois deste fato, este homem recebeu uma carta de alguns dos seus familiares no Japão dizendo que foram aquelas sementes que trouxeram esperança para que muitos deles pudessem recomeçar. Quando viram as primeiras plantas nascerem eles disseram: “se elas conseguem renascer, em meio a tanta desgraça, nós vamos conseguir também”.

Ser generoso é ter atitude. Ser generoso é ser grande no proceder. Ser generoso é dividir o que é seu por direito, com quem não tem direito algum. Ser generoso é pegar a estrela do mar, que ficou parada na praia e devolvê-la, mesmo sabendo que tantas outras estão na mesma situação: “Fez diferença para aquela que devolvi ao mar…”

A generosidade vem acompanhada de alegria, de esforço e honestidade. Para ser generoso, temos muitas vezes que ser surdos, diante de tantos que dizem: “isso não muda nada”.

Neste final de ano vamos cultivar sementes de generosidade.

O exemplo é a melhor forma de cultivo e inspiração.

Talvez você também conheça uma historia de generosidade… Comente!

Leia o artigo original.

André Nunes
Consultor e Diretor do Instituto Chieko Nishimura

CONHEÇA NOSSOS CURSOS