Compartilhe!

Dia do Estudante

Dia do Estudante

Por Edson Sakiyama*

“O que tenho percebido quando vejo noticiários, artigos, revistas e principalmente quando ministro o treinamento de líderes YES! em diversas cidades brasileiras, bem como nos contatos que tenho feito com diretores de escolas, é que muitos estudantes (nível fundamental e nível técnico) estão em conflito quanto às incertezas do futuro profissional.

Aliás, é possível perceber isso claramente também entre as pessoas que estão cursando uma Universidade ou até mesmo naquelas que já exercem uma profissão. Esses conflitos certamente têm desdobramentos muito mais amplos do que meramente na área acadêmica. Podemos ver reflexos na área financeira, emocional, espiritual, no desempenho profissional, na satisfação ou insatisfação com o dia a dia e com o futuro. E, claro, há também os reflexos que afetam a saúde, como estresse, gastrite, úlceras, dores de cabeça e o humor das pessoas.

Por isso, podemos compreender que a vida de estudante (desde a infância até a vida adulta) tem tanta importância que pode influenciar em muitas outras áreas pessoais. Em meu ponto de vista, muitas vezes os próprios estudantes banalizam a importância de uma boa escolha quanto aos cursos ou faculdades a serem feitas e as perspectivas futuras. Em outras situações sabemos de pessoas que “engavetam” seus talentos e se enveredam por atalhos profissionais mais rápidos, pois têm pressa em obter a sonhada independência financeira em relação aos pais, afinal eles não querem mais receber mesada. Isso sem considerar que há situações, e não são poucas, em que outras pessoas (familiares ou não) simplesmente interferem e até tomam decisões no lugar do próprio estudante no que se refere à escolha do curso superior a ser feito, simplesmente por acharem e decidirem o que é mais ou menos importante para a pessoa.

Se as coisas continuarem assim, daqui a algum tempo vamos ver pessoas talentosíssimas, por exemplo, em tecnologia, realizando tarefas muito inferiores a sua capacidade e em áreas totalmente diferentes das que realmente tenham a ver com elas. Para evitar um “atraso de vida”, os jovens podem contar com o curso Guia de Carreiras–YES!, um instrumento de grande ajuda para o estudante adolescente e jovem. Não me refiro apenas à questão acadêmica, mas principalmente porque o curso conduz o jovem a se conhecer melhor. O YES! tem ajudado as pessoas a identificarem seus pontos de destaque, mas também as áreas da personalidade que precisam melhorar.

O curso também esclarece, sem ser tendencioso, quanto às áreas de interesse vocacional do estudante. Digo isso porque o material é realmente imparcial e leva a pessoa a detectar o que desperta seu interesse em termos de atividades e de possíveis profissões; também tem os testes e os esclarecimentos quanto às habilidades do estudante. Tenho percebido, que as pessoas se frustram por acharem que não possuem as habilidades e destrezas que julgam ser “as mais importantes” para um futuro melhor. É incrível como a tendência é achar que os outros têm as melhores habilidades. Sempre os outros. Mas para ajudar o pleno entendimento quanto a esse item (habilidades), o YES! é muito legal.


Participantes do YES! fazendo o “Rali Profissional”

E por fim, o curso fala acerca das prioridades na vida do estudante. Há o teste de prioridades que leva cada um a encarar o que realmente é prioridade na sua vida. Esse teste confronta a todos os participantes de forma saudável. Já vi várias pessoas chegarem à conclusão, durante o teste, que as prioridades estavam invertidas, e aquilo que elas julgavam ser prioridade, na realidade estava em segundo, terceiro ou quarto plano; elas tinham em mente uma escala de prioridades, mas constataram que suas atitudes demonstravam outra escala, etc, etc.

Agora, algo que eu creio ser tremendo no YES! é o fato do material sempre estar trazendo à tona, de forma moderna, direta e objetiva (sem clichês e termos cristãos que muitas vezes não são compreendidos por não-cristãos), o quanto Deus ama as pessoas e tem interesse que elas sejam muito bem sucedidas em todas as suas atividades, inclusive acadêmicas e profissionais. O YES! também mostra que Ele fez cada pessoa com todas as particularidades que tem. Tais informações ajudam os adolescentes e jovens a entenderem que não precisam (e nem devem!), se frustrar e nem se comparar com outras pessoas, mas que Deus as ama e que cada um pode ser usado para melhorar o mundo ao seu redor, não apenas no futuro, mas hoje.

‘Veja o que a Bíblia fala sobre você**

Você é uma criação singular de Deus. Ele o fez especial!
“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção.” (Salmo 139. 13 e 14)

Deus lhe deu talentos com um propósito especial.
“Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada.” (Romanos 12.6)
“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2.10)

Se quiser melhorar o mundo à sua volta, você terá de desenvolver os talentos que Deus lhe deu. Busque a excelência em tudo que fizer. Assim, a influência de Cristo em cada aspecto de sua vida e trabalho aumentará.
“Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.” (Provérbios 22.29)

O propósito porque Deus o trouxe ao mundo, somado ao trabalho que você realizará, podem servir de luz para os povos e ser um incrível testemunho de Cristo às outras pessoas. E o melhor de tudo é que a vida é tão mais fácil quando você está feliz e realizado usando seus talentos ao máximo.
“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5.16)’

Quando o estudante conhece os variados estilos de personalidade, isso o ajuda a direcionar sua vida profissional. Entender a importância de associar suas inclinações naturais à carreira que deseja seguir fará toda a diferença, tanto hoje, quanto no futuro.

É importante salientar que Deus projetou cada pessoa de um modo exclusivo; dotou-a de características peculiares. Ele criou as diferenças! Esse conjunto especial de traços de caráter, atitudes e hábitos é o que contribui para que cada pessoa seja única! Sua personalidade é diferente da de seus familiares, amigos, colegas de escola ou de trabalho. Todos nós devemos aprender a valorizar as diferentes características de personalidade das pessoas.

E que tal começar a praticar essa atitude nesta data especial? Dia 6 de Novembro comemora-se o Dia Mundial do Estudante. Aproveite para fazer uma reflexão e rever suas escolhas; busque o auxílio e a direção do Senhor. Que Deus abençoe a todos!

* Edson Sakiyama – diretor executivo do Ministério de Finanças Crown – Profissões

** Texto extraído do curso Guia de Carreiras – YES!

Dia 6 de Novembro comemora-se o Dia Mundial do Estudante

CONHEÇA NOSSOS CURSOS