Compartilhe!
Novembro Azul UDF

Cuide-se! A prevenção é o primeiro passo!

Novembro Azul UDF

O Apóstolo Paulo, em sua carta a Timóteo, capítulo 4, versículo 16, escreve: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes”.

Há um imperativo de Deus sobre cuidarmos bem do nosso corpo como o templo ou o santuário onde habita o glorioso Espírito Santo. É claro que devemos cuidar da doutrina, da teologia, da pregação, do ensino, do discipulado, ou de tantos assuntos administrativos, trabalho, igreja, família, mas antes de mais nada e acima de tudo temos o dever de cuidarmos de nós mesmos. Ora, sabemos que o cumprimento de toda a lei se resume em amarmos a Deus de todo o coração, alma, mente e força, e amar a nosso próximo como a nós mesmos. Então, como poderemos amar ao nosso semelhante se não estamos nos amando e cuidando de nós mesmos?

Então, aparecem as estatísticas que comprovam como os homens morrem mais cedo que as mulheres: a quantidade de viúvas é bem maior que de viúvos, indiscutivelmente!

Ao vermos que a ciência e a medicina evoluíram tanto, podemos comprovar o quanto Deus nos ama e cuida de nós. Hoje existem especialistas até para cuidar da saúde do homem, e entre eles estão os urologistas.

Não precisamos encurtar nossa vida, pela teimosia, medo, preconceito ou obstinação. Que tal se escutarmos o conselho sábio de Paulo: “Tem cuidado de ti mesmo”, e fizermos uma visitinha ao médico para uma consulta sobre o tema?

Saiba mais sobre o assunto e esclareça algumas de suas dúvidas com a primeira parte do artigo escrito pelo Dr. Fabrício Lemos, médico urologista.

O CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais frequente no homem (excetuando-se alguns tipos de câncer de pele). Estima-se uma ocorrência de 61.200 novos casos de câncer de próstata no Brasil para 2016, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer. Quase 25% dos portadores de Câncer de Próstata ainda morrem da doença.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino importante na fertilidade, produzindo substâncias que irão compor o líquido seminal e auxiliarão na viabilidade espermática no interior do órgão reprodutor feminino.

A próstata embora não pertença ao sistema urinário masculino, ela se relaciona anatomicamente com ele, ficando logo abaixo da bexiga, e circundando um segmento da uretra (ou seja, a uretra passa por dentro da próstata). A urina é produzida pelos rins e armazenada na bexiga para que em um momento socialmente adequado ela seja eliminada até o ambiente externo. A uretra é a via excretora responsável por realizar essa tarefa, estendendo-se desde a bexiga até a extremidade do pênis.

Devido às relações anatômicas da próstata com o sistema urinário, alterações nela podem muitas vezes desencadear sintomas urinários, como por exemplo, urinar mais frequente, levantar a noite para urinar, sensação de não esvaziar totalmente a bexiga após um ato miccional, ter gotejamento mais prolongado ao final da micção, jato miccional enfraquecido, jato miccional intermitente, vontade imperiosa para urinar (que é a dificuldade de aguardar um momento adequado para a micção), e a própria retenção urinária, ou seja, necessidade de passagem de sonda no interior da bexiga para possibilitar o esvaziamento da urina armazenada.

Existem diversas suposições sobre a etiologia do Câncer de Próstata. Estudos epidemiológicos demonstram que a população que ingere maior quantidade de alimentos com gordura de origem animal têm maior ocorrência da doença, com isso homens americanos têm incidência mais elevada da doença se comparado aos japoneses, porém, quando estes vão viver no ocidente, tem se demonstrado que a 2ª geração de imigrantes já possui índices de câncer de próstata semelhantes aos americanos. Esses dados fortemente correlacionam uma influência ambiental e dietética sobre a doença. Com isso, se mantivermos hábitos de vida saudáveis logo desde a mais tenra idade, a prevenção para o Câncer de Próstata e de diversas outras doenças também já estará sendo realizada.

Fabrício Lemos
CRM RS 24676
Médico Urologista

CONHEÇA NOSSOS CURSOS