Compartilhe!
conselhos para ter um casamento feliz

Conselhos de um pastor para o casal viver feliz no casamento

conselhos para ter um casamento feliz

  1. Façam um casamento a três, com o Senhor Jesus como participante.
  2. Como consequência, ponham-se ambos sob a orientação do Senhor.
  3. Orem juntos. O hábito de um casal em cultivar vida espiritual no quarto ou fora do templo cria um vínculo entre os dois. Como disse alguém: “É difícil brigar com uma pessoa com quem você ora todos os dias”.
  4. Ponha o outro em primeiro lugar. Não espere receber amor. Ame. Quem ama recebe amor.
  5. Aprenda a aceitar o outro. Namoramos a pessoa ideal, mas casamos com a real. O processo de aceitação e adaptação ao outro é fundamental.
  6. Não cobrem. Isto mata qualquer relacionamento.
  7. Lembre-se: amor não é melosidade, mas ação doadora: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu…”. Apesar de um livro sobre casamento se intitular “Amor, um sentimento a ser aprendido”, amor não é sentimento. É ação.
  8. Queira que o casamento dê certo. É maligna e obtusa aquela frase: “Se não der certo, a gente se separa”. No tempo dos planos econômicos mirabolantes surgiu uma frase para subsidiar um deles: “Tem que dar certo”. O uso deste lema foi infeliz, mas seu conteúdo deve ser aplicado a cada casamento: é para dar certo.
  9. Muita coisa não depende de Deus (e longe de mim o negar sua soberania – que os calvinistas não me malhem). Depende de nós. Deus deseja que vivamos bem. Nós é que estragamos. Que o casal se vigie neste aspecto.
  10. Muita coisa não depende do outro, mas depende de mim. É outra lembrança a guardar. Eu precisei mudar muito para merecer a esposa que tenho. Ela me civilizou. Mas eu tive pelo menos um mérito: aceitei que ela me civilizasse. Ela nunca foi problema. O problema era eu. Muita gente quer mudar seu cônjuge, mas não se vê como é, e não quer se mudar. Aliás, creio que foi Mark Twain quem disse: “Muita gente fala em mudar o mundo, mas ninguém quer mudar-se a si mesmo”. As mudanças começam em quem deseja mudança.

Esse é um trecho de uma entrevista que a revista Casal Feliz  fez em 2012 com o pastor Isaltino Gomes Coelho Filho. Ele foi casado por mais de 40 anos com Meacir Carolina. Nessas mais de quatro décadas de casamento, Deus deu-lhes três filhos: Beny, Nelya e Camila. Todos casados. Desses casamentos, três netinhos (todos nascidos na região amazônica) .Faleceu em 01/10/13,  O pastor Isaltino era Filosofo, Psicologo, Teólogo, Pastor da Igreja Batista Central de Macapá. O escritor Batista com o maior número de livros publicados ainda vivo, deixou também  um acervo de artigos, mensagens, estudos, palestras e outros que pode ser visitado em www.isaltino.com.br

CONHEÇA NOSSOS CURSOS