Compartilhe!

Como “encontrar favor” sabiamente mediante as pessoas

favorPor Craig Hill*

“Eu vou entrar por suas portas com ações de graças em meus lábios
Entrarei em seus átrios com louvor
Eu vou dizer: Este é o dia que o Senhor fez
Eu me alegrarei porque Ele tem me feito feliz” – (tradução livre).

A letra desta canção da década de 80 com base no Salmo 100 é a chave para encontrar graça diante de qualquer pessoa, especialmente alguém em posição de autoridade. É claro que aqui o Salmo 100 nos diz como chegar diante do Senhor, mas eu descobri que esses mesmos princípios podem trabalhar a nosso favor mediante outras pessoas.

Como você se aproxima de um chefe, marido, pastor ou amigo de quem você gostaria de pedir algo ou encontrar favor dessa pessoa?

Suponhamos que um marido se comprometa a orar junto com sua esposa diariamente, mas depois de uma semana ele se esquece de fazê-lo por três dias. A esposa deseja lembrá-lo e motivá-lo, mas como ela deveria perguntar a ele?

Muitas esposas podem se aproximar do marido com uma voz irritadiça e dizer: “Eu pensei que íamos orar juntos diariamente, mas você não se importa o suficiente para manter o seu compromisso com Deus ou comigo.”

Será que esta abordagem gera favor com o marido e o motiva a iniciar seu tempo de oração com a esposa novamente? Provavelmente não! O que ela poderia fazer em vez disso?

Veja os quatro princípios do Salmo 100:

  1. Entre na presença de seu marido com “ações de graças”. Ela poderia começar sua conversa inicial em gratidão, agradecendo a seu marido pelas muitas coisas que ele tem feito bem e palas quais ela é grata.
  2. “Louve”. Ela poderia fazer algumas declarações de admiração, dizendo como é bom ser sua esposa e como ele é um bom marido.
  3. Deixe-o saber que este é um dia único, feito pelo Senhor e que está feliz em compartilhá-lo com ele.
  4. Expresse que ser tê-lo como marido, pai e homem a fez muito feliz.

Finalmente, essa esposa pode então fazer o seu pedido em honra dizendo algo como o seguinte: “Querido, quando oramos juntos me sinto tão amada e segura. Você acha que poderíamos fazer isso juntos hoje à noite?” Que homem vai dizer não? Nenhum, é claro.

A aproximação de qualquer pessoa a partir destas 4 etapas irá gerar favor para com essa pessoa!

 

*Craig Hill é fundador do ministério Family Foundations International (FFI), conhecido no Brasil como Veredas Antigas, é palestrante e parceiro da Universidade da Família (UDF).

Originalmente publicado em https://www.familyfoundations.com.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS