Compartilhe!
10 dicas para quem deseja se casar, mas acredita que passou seu tempo

10 dicas para quem deseja se casar, mas acredita que passou seu tempo

10 dicas para quem deseja se casar, mas acredita que passou seu tempo

Quero dedicar este artigo, aquelas pessoas que estão solteiros(as) e ficaram mais velhos(as) do que o padrão, aos viúvos(as), enfim a todos que não tiveram sucesso em encontrar a pessoa certa para se casar até hoje.

É preciso ter um certo preparo para chegar ao altar se você já é um adulto maduro.

Quando a Bíblia diz que “somos cooperadores de Deus…” (1 Coríntios 3:9), eu acredito que isso demonstra que precisamos fazer a nossa parte, para que Deus possa fazer a Dele. Principalmente se o assunto é uma escolha de alguém para se casar. Temos o livre arbítrio dado por Deus e muitas pessoas ainda ficam apenas esperando, esperando e esperando…

Por isso, quero compartilhar algumas dicas práticas que poderão te ajudar a encontrar a pessoa certa de Deus que você tanto sonha conhecer.

  1. ORE PELO SEU FUTURO CÔNJUGE
    Se você é um cooperador de Deus, você precisa estar em sintonia com Ele, sempre colocando diante Dele suas expectativas. Sem dizer que a oração é o melhor remédio para aquietar seu coração e fará com que Deus saiba o que você quer. A Bíblia diz “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6,7). Importante você dedicar boa parte das suas orações focando naquilo que você quer. Priorize suas orações neste sentido!
  2. NÃO ADULTERE COM SEUS OLHOS
    Se você quiser alguém de Deus para se casar, então você precisa ter uma atitude de pessoa casada. A verdade é que se você for fiel no pouco, Deus irá lhe promover ao casamento. Não da para procurar um “príncipe ou princesa”, se você procurar no brejo aonde vivem os “sapos“. Já vi muitas pessoas querendo encontrar namorado(a) em baladas, bares e outros lugares do gênero. Dificilmente pessoas que desejam assumir um compromisso de casamento frequentarão esses lugares. É só observar, quantas famílias estão nestes lugares? Essa é a realidade! Não acho que é só dentro da igreja que elas estão também, mas confesso que a maioria das pessoas que conheço, encontraram seus atuais cônjuges, dentro do grupo de amizades de reuniões de mocidade, cultos, nos acampamentos e encontros. Essas são boas possibilidades para se explorar! Identifique esses lugares e esteja neles sempre que possível.
  3. ESTEJA ABERTO A CONHECER PRETENDENTES
    Precisamos dizer para amigos e familiares as suas intenções de se casar. Precisamos estar abertos ao assunto sempre que alguém quiser falar sobre isso. Conheço pessoas que querem se casar, mas não querem falar sobre sua atual situação de solteiro. Como isso é possível? É preciso ser coerente. Estabelecer critérios, valores e um perfil previamente determinado da pessoa almejada, para facilitar as conversas e saber se tem potencial ou não. Ficar se isolando ou ignorando não ajudará você a encontrar alguém.
  4. COMECE SEMPRE COM UMA AMIZADE
    A maioria dos casais inicia um relacionamento com uma simples amizade e só depois a chama do amor se acende. Seja mais amigo, sempre sendo você mesmo e se expondo mais. O medo de se expôr faz com que muitas pessoas se fechem, não dando “espaço” às pessoas e impedindo que os outros possam conhecer você como você é. Lembre de 1 João 4:18 “O verdadeiro amor, lança fora o medo”. As amizades aumentarão muito as chances de você encontrar alguém, mas seja sempre criterioso. Escolha boas amizades do sexo oposto, mas não saia atirando para todo lado.
  5. VALORIZE-SE
    Muitas pessoas não encontram alguém de Deus porque ainda não aprenderam a se valorizar. Focam seus pensamentos nos defeitos que têm, nas dificuldades e não nas qualidades que possuem. Eu sei que você sabe seus maiores defeitos, mas por que valorizá-los acima de suas qualidades?Deixe as pessoas conhecerem o que você tem de melhor, valorize-se. Se você não fizer isso, como você espera que alguém que te valorize a ponto assumir um compromisso com você? Isso não irá acontecer!
  6. PEÇA CONSELHOS E APROVAÇÃO DOS SEUS FAMILIARES
    Nossos pais, irmãos e amigos próximos, podem oferecer bons conselhos sobre um potencial candidato(a). Buscar conselhos irá impulsionar opções e em outras horas abrir seus olhos para situações perigosas. Quando casamos unimos as famílias e por isso a opinião deles deve ser considerada. Não se esqueça que os planos fracassam por falta de bons conselhos e com casamento não podemos errar!
  7. ACREDITE, NÃO EXISTEM PESSOAS PERFEITAS
    Algumas pessoas não encontram alguém de Deus porque rejeitam todas as oportunidades que aparecem, sonhando com a pessoa perfeita. Infelizmente eu tenho que te dizer que, pessoa perfeita não existe! Você precisa avaliar seu padrão de escolha e verificar se ele não está elevado demais. Alguns têm um padrão tão alto de escolha que fica impossível existir alguém assim. Pense que se o tempo passar, você corre o risco de ficar só. Seja exigente em seu padrão de escolha, mas seja coerente com sua atual situação também. Não será possível ter tudo! Todo mundo tem defeitos que precisam ser trabalhados. Isso é que torna uma vida comum, ou se preferir, uma vida de cônjuge. Trabalhar juntos para crescerem, faz parte do casamento. Aprenda a valorizar mais as qualidades do(a) pretendente. Só rejeite nas pessoas aqueles defeitos que sejam realmente relacionados a falta de caráter, caso contrário, dê uma chance para ela crescer e mudar com o tempo.
  8. SE ESTIVER DEMORANDO, NÃO DESESPERE
    Este ponto é muito importante. Esperar em Deus não é nada fácil e se você se desesperar, certamente tomará decisões erradas. Acredito que todos nós já pensamos que esta demorando muito, mas se observarmos o agir de Deus na vida de homens e mulheres da Bíblia, veremos que o tempo Dele é sempre perfeito. Só Deus sabe o momento exato para tudo acontecer, por isso não perca a fé. Troque seu desespero por mais fé, mais oração, mais compromisso, mais conversas sobre isso e divida suas cargas com seus familiares.
  9. BUSQUE O REINO DE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR
    Jesus disse em Mateus 6:33 que a nossa prioridade de vida deve ser buscar o reino de Deus. Infelizmente muitos colocam como prioridade a busca pelo(a) namorado(a). Pensam nisso 24 horas por dia, ficam ansiosos o tempo todo e acabam se esquecendo de servir a Deus. Se você está vivendo assim, é provável que Deus não permitirá que você ache alguém agora. Volte seu coração completamente para Deus e Ele realizará os seus sonhos, como diz o Salmo 37:4. Tenha primeiro uma vida reta, buscando a santidade e com certeza você será sempre mais feliz.
  10. APRENDA A AMAR DA MANEIRA CERTA
    Meu último conselho e talvez o mais importante é, aprenda o que é amar no casamento.
    O amor protege o casamento. Amar exige focar completamente as necessidades do outro. Se hoje você só consegue cuidar de si mesmo, provavelmente não esta preparado(a) para o casamento. Aprenda a cuidar dos seus pais ou seus irmãos que precisam, você estará se preparando também para a vida de cônjuge. Cuide da sua casa, criando rotinas de uma pessoa casada. Aprenda a consertar coisas, a cozinhar, a decorar e transforme seu espaço de solteiro em um LAR preparado para receber sua futura família. Comece reservando uma parte do seu orçamento para investir em outras pessoas. É muito fácil ter todo o valor do seu ganho exclusivamente para você, mas não será assim quando se casar. Você precisará pensar primeiro no outro, nos seus filhos e filhas…isso é casamento! Se você conseguir cumprir estas responsabilidades, então estará pronto para o “até que a morte os separe”!

Mas a obra?
Deus te abençoe,

André Nunes
Consultor e palestrante de Famílias

CONHEÇA NOSSOS CURSOS